Republic P-47D Thunderbolt, 1º Grupo de Aviação de Caça, Itália 1944-1945


Republic P-47D Thunderbolt

Republic P-47D Thunderbolt, Esquadrilha Azul (pintura inicial -- duas barras laterais brancas, sem bordas, foram adicionadas à estrela da FAB, com o Cruzeiro do Sul em branco sobre o disco azul do centro, a fim de facilitar o reconhecimento pelos Aliados). O leme é pintado em verde e amarelo. As marcas de missões (em forma de bombas) são pintadas em amarelo, bem como os números de série no leme. O código do avião é em branco.

Republic P-47D Thunderbolt

Republic P-47D Thunderbolt, avião do sub-comandante do Grupo (pintura final, em alumínio, com painéis anti-brilho pintados em "olive drab" à frente e atrás do "cockpit"). Insígnia simplificada da FAB, sem o Cruzeiro do Sul ao centro da estrela e com bordas das barras em "insignia blue". O código do avião (número "2") é em preto, bem como o número de série.

Insígnia da FAB na Itália, estilo inicial Insígnia da FAB na Itália, estilo final
Fotos: R.D. da Cunha

As fotos acima foram tiradas de um dos P-47D-30 do Museu Aeroespacial, o qual representa o 'D5', avião pilotado na Itália pelo então Ten.-Av. José Rebello Meira de Vasconcelos. Note os dois estilos de estrela.

Painel com o Senta a Pua A foto à direita mostra o painel de um Thunderbolt, com a pintura original da bolacha do "Senta a Pua". Note que:

 

 

Mais fotografias

Você pode clicar aqui para acessar algumas fotografias de um P-47D Thunderbolt, o qual se encontra exibido no Museu do Expedicionário em Curitiba, Paraná (fotos gentilmente cedidas por Marco Flavio Mattana).